quinta-feira, 21 de março de 2013

Respeito




Algumas pessoas acreditam que podem magoar, dizendo e fazendo o que bem entenderem sem se importarem com os sentimentos alheios.
Pensam que independente de atos e de quanto magoem sempre haverá um: tudo bem; eu compreendo; é assim mesmo; teve muitos problemas com o pai quando pequena ou a mãe o abandonou e isso é uma forma de defesa.
Bombardear o outro, diariamente e o tempo todo, é no mínimo falta de educação e egoísmo.
Engana-te que ao afrouxar os limites quanto aos atos e dizeres de quem lhe magoa, as coisas vão melhorar, ao contrário, cria-se possibilidades de acreditarem que gostas desse tratamento e os têm como normais. O pior é que esse todo, em muitas situações tem uma evolução: um dia uma palavra; noutro duas; em semanas frases; em meses atos e por fim, pode-se chegar até mesmo à violência física, já que a psicológica ocorre a tempos.
E você, porque permite?
És melhor que isso. Seu sentimento é mais importante do que qualquer argumentação da outra pessoa. Lembre-se que os sofrimentos psicológicos e sentimentais são seus.
Se a parte que a faz sofrer também estivesse magoando-se, pararia, mas se não o faz, se não para, você deve fazê-lo.
A ti cabe limitar e dizer: daqui não passarás; se estiver com raiva, procure uma arte marcial e produza nela; tem energia sobrando, foque em algo, mas não em me magoar, eu não permito; teve maus tratos quando criança ou seus pais não têm sentimentos verdadeiros como toda mãe deveria ter por um filho, pois bem, procure uma psicóloga, mas não venha com dizeres e atos que me firam. Ponto.
Demonstre o que aceita ou qual o limite.
As pessoas vão até onde você permitir.

4 comentários:

  1. Nem tudo esta no controle das pessoas, tem umas que tem um controle muito grande em todas as situações. na empresa que trabalho tem pessoas que até na falcide tem um controle imprecionante, mas quanto a mim não tenho este controle procuro ser cincero não consigo ter duas caras, cometo erros sem duvida mas sem intenção de errar ou magoar as pessoas que me rodeam.
    Bjs.
    shallon.

    ResponderExcluir
  2. Algumas pessoas pensam que a proteção delas será afastando outras pessoas, assim não irá se magoar novamente. A permissão lhe é dada em razão do sentimento que você sente por ela, seja o sentimento de dependenca, amor, necessidade, dentre outros. No entanto, depende de você saber se valorizar, leva-se em conta a premissa: 'você deve ajudar aquele que quer ser ajudado'.

    P.W.

    ResponderExcluir