terça-feira, 7 de maio de 2013

Todos da mesma tribo



Ser julgado pela cor não é muito legal. Qual o problema de ser branquinho, neguinho, amarelo, pardo, manchado ou ter qualquer outro tom que Deus pintou?

As distinções existem somente aos olhos de quem vê. Há não ser que considere as diferenças de personalidade e caráter, por esses pontos realmente temos semelhanças sem sermos iguais, assim como distinções sendo todos terráqueos.

Quem dera fosse essa a visão quando alguém questiona um ato pela cor. Às vezes é inacreditável supor que ainda existam essas colocações.

Infelizmente, por mais que não queiramos assumir, mesmo sabendo que a evolução dessas pessoas é mínima tendo em vista pensarem ainda como Hitler, mesmo que após serenar nossos pensamentos o único sentimento pulsante por estes seres seja pena, ainda assim quando ouvimos uma colocação preconceituosa nos sentimos tristes e revoltados.

Como pode um ser julgar-se melhor que o outro? Sejam por quais argumentos forem.

Somos diferentes sim, mas esse é o nosso cotidiano desde o inicio da História. É só olhar pra trás.

Pra quem nunca sofreu preconceito, soam um tanto quanto estranhas essas colocações. As pessoas pensam ser meramente surrealismo exagerado, mas infelizmente é verdadeiro e mais cotidiano do que muitos possam supor.

Quando se demonstra o preconceito a outrem, sejam por xingamentos, ironias, tentativas de demonstrações de superioridade ou qualquer outra forma, expõe-se também a extrema necessidade de amar-se.

Aos com dificuldades em aceitar seus defeitos e qualidades, mais penoso ainda é admitir a normalidade alheia. Por isso a necessidade em denegrir a imagem de outrem, por acreditar estar se auto afirmando, colocando à sua volta ser “melhor”, mais inteligente, bonita, mais branco, mais negro, amarelo, mais rica, ou seja, expondo a dificuldade que tem em superar-se, todavia somente colocando, sem o mérito de evoluir.

Preconceito é pura e simplesmente baixo auto estima.

Não há realmente necessidade em agir dessa forma. Demonstrar seus medos é bom, mas é preciso fazê-lo da maneira correta para que haja crescimento. Não somos perfeitos, e sim tão somente diferentes, seja em cor, beleza, profissão, aprendizado, e até mesmo semelhantes, somos simples e puramente normais.

Ser preconceituoso com os outros, é sê-lo consigo. Aceitemos nossa normalidade, se estivermos com dificuldades em fazê-lo, ajudemo-nos procurando ajuda. Pode-ser melhor do que a mente supõe.

4 comentários:

  1. Sabe Menina Morena hoje temos muito disso na empresa que trabalho há varias pessoas que se acham melhor ou mais que os outras,antes isso me preocupava hoje vejo que são pessoas que:São imconpetentes, não realizadas e amargas.O mativo não sei mais é muito triste quando isto acontece. Vejo pessoas se achando quando não passam de "baba ovo" me merdoe a expressão mas é a correta, e mais ainda somos todos iguais perante Deus e o semelhante. A unica diferença é que tem morenas bonitas entre nós.
    Bjos e Até.
    SHALLON.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Preconceito existe ao nosso redor, infelizmente de diversas maneiras. Mas certeza também que encontramos pessoas maravilhosas em nossos caminhos, que abrilhantam nossa caminhada. :) Bjs.

      Excluir
  2. Olá Vanessa! Lendo pela primeira vez seus escritos, suas reflexões, suas idéias e em especial uma das visões que compartilho, e me identifico, de que somos todos diferentes, lamentamos os que não se percebem fazendo parte da diversidade humana! Voltarei mais vezes! Abraço fraterno, Rosa Santos. Visite: http://asartedarosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário Rosa. Adorei seu blog. As imagens são lindas, também gosto de fotografar. Abraços.

      Excluir