quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A distância ajuda




Algumas pessoas quando magoadas necessitam de um período reclusas para digerir aquele sentimento.
A mágoa é um sentimento difícil de superar.
Incrível a facilidade de alguns em destroçar o amor que lhes proporcionamos. Como se esse sentimento fosse descartável e de fácil reposição.
Em algumas situações o silêncio é a melhor expressão de indignação e protesto, pois que normalmente quem atira a pedra, não tem terreno fértil para uma modificação e verdades imediatas, necessitando por sua vez, aprender pela dor já que recusou tacitamente o aprendizado pelo amor.


Desta forma o que nos cabe, é o afastamento e o silêncio. Proporcionando-nos o tempo necessário para concluirmos até onde vale a pena lutarmos para continuar ao lado de quem nos afligiu.
Esse período é determinado de acordo com as atitudes e palavras que causaram o sofrimento e seu autor.
Conversar com quem nos machucou por vezes diminui a tristeza, mas brigar e se expor de nada adianta, só aumenta a decepção.

Após esse tempo, mais calmos, podemos deduzir, considerando a situação e seus por menores, se a pessoa poderia ter agido de forma diversa, se a magoa foi proposital, indiferente pra essa pessoa à dor causada, se em seu lugar teríamos optado pela mesma ação ou omissão... Dependendo das respostas, conclui-se quanto à reciprocidade e confiabilidade no relacionamento. Não havendo esses dois ingredientes, o todo se torna doentio e continuar por teimosia, ego ou orgulho só nos prejudica mais ainda e retarda nossa evolução.


Um bom guerreiro não é somente aquele que age, mas também o que recua no momento correto. Para decidirmos a melhor atitude devemos considerar que a terra deve estar fértil para ser semeada e cultivada, pois do contrário serão somente energias jogadas ao vento, acumulando mágoas e resgates futuros.