quinta-feira, 21 de março de 2013

Respeito




Algumas pessoas acreditam que podem magoar, dizendo e fazendo o que bem entenderem sem se importarem com os sentimentos alheios.
Pensam que independente de atos e de quanto magoem sempre haverá um: tudo bem; eu compreendo; é assim mesmo; teve muitos problemas com o pai quando pequena ou a mãe o abandonou e isso é uma forma de defesa.
Bombardear o outro, diariamente e o tempo todo, é no mínimo falta de educação e egoísmo.
Engana-te que ao afrouxar os limites quanto aos atos e dizeres de quem lhe magoa, as coisas vão melhorar, ao contrário, cria-se possibilidades de acreditarem que gostas desse tratamento e os têm como normais. O pior é que esse todo, em muitas situações tem uma evolução: um dia uma palavra; noutro duas; em semanas frases; em meses atos e por fim, pode-se chegar até mesmo à violência física, já que a psicológica ocorre a tempos.
E você, porque permite?
És melhor que isso. Seu sentimento é mais importante do que qualquer argumentação da outra pessoa. Lembre-se que os sofrimentos psicológicos e sentimentais são seus.
Se a parte que a faz sofrer também estivesse magoando-se, pararia, mas se não o faz, se não para, você deve fazê-lo.
A ti cabe limitar e dizer: daqui não passarás; se estiver com raiva, procure uma arte marcial e produza nela; tem energia sobrando, foque em algo, mas não em me magoar, eu não permito; teve maus tratos quando criança ou seus pais não têm sentimentos verdadeiros como toda mãe deveria ter por um filho, pois bem, procure uma psicóloga, mas não venha com dizeres e atos que me firam. Ponto.
Demonstre o que aceita ou qual o limite.
As pessoas vão até onde você permitir.