segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Receio de ser

Acreditando que sua visão da situação é correta, omitir-se pra que? Medo de não gostarem de você ou de represálias entrelinhas?
As pessoas lamentam conviverem com expressões maquiadas ou palavras falsas, mas temem cessar o ciclo ao qual fazem parte, seja consciente ou inconscientemente, teimando em interpretarem papéis aos quais se julgam vitimas de um sistema também alimentado por elas.
Dizer não em certos momentos é necessário a evolução do seu próximo, a sua auto-estima e respeito próprio.
Nem sempre o sim é o mais benéfico, longe disso.
Devido a muitos sim existem jovens egoístas que ao receberem a imposição de um não, ceifam a vida dos que não se deixaram manipular, com isso aniquilando parte da caminhada dos familiares de sua vitima e minando sua própria evolução.
Em certas situações a negativa significa, eu te amo; eu me amo; preciso revitalizar minhas energias; aqui é o limite; não há vitória sem merecimento; território conquistado não é sinônimo de direito adquirido; a vida pra mim tem outra motivação; as pessoas podem conviver com opiniões distintas e respeito recíprocos; dentre várias outras mensagens.
Quando a pessoa diz somente sim, alguém na relação está perdendo, indiferente de que tipo de relacionamento seja.
No profissional, se abarcar todas as tarefas, inclusive as que podem ser delegadas, a qualidade da produtividade diminui e o cansaço transparece dentro e fora do expediente, causando a perda da visão de oportunidades que certamente serão visualizadas por pessoas humildes e corajosas o suficiente que se impuseram, ou seja, nem sempre o sim no ambiente profissional é sinônimo de capacidade e esperteza.
No âmbito pessoal, o eu deve ser posto em primeiro lugar. Ao contrário do que se pensa, o respeito é também conquistado após um não. Aceitar um convite ao qual se sabe que se sentirá contrariado ou insatisfeito no local, emanando energias insuscetíveis de maquiagem, somente causará constrangimento desnecessário a quem convidou, assim como diminuição da auto-estima e do respeito próprio a quem aceitou.
Os sentimentos querer bem, gostar e amar, quando verdadeiros, visam também a felicidade, auto estima elevada, respeito e principalmente evolução ao ser amado.
Ocorrendo pela pessoa recebedora de um não motivado pelo individualismo (destaca-se que a colocação de forma alguma adentra ao egoísmo) o término da relação, seja qual for, sem sombras de dúvidas esta não é verdadeira e recíproca.
Colher é conseqüência da semente plantada. Ao nos impormos o segundo lugar, aceitamos que outros escolham e decidam por nós, entregando a estes o nosso dom mais emocionante, o livre arbítrio.